quarta-feira, junho 27, 2007

síndrome de Lynch

Você sabe o que é isso? Eu tambem não sabia, não. Até mês passado. Mas sabe o que significa, que a genética pode ser algo muito ruim. Ruim mesmo.

Significa que eu vou ter que fazer exames que você nunca faria na sua vida, com muito mais freqüência do uma pessoa normal. Significa que eu vou me preocupar com coisas que você não se preocuparia. Significa que é provável que, em algum momento, meu corpo resolva me pregar uma peça e eu vou ter que estar preparada, ou me adiantar a ele.

Para ser mais exata, esta síndrome genética significa que eu tenho uma possibilidade considerável de desenvolver alguns tipos de câncer. Por causa disso eu tenho que fazer uma lista de exames todo ano, ou a cada dois anos. Para ter certeza se eu fui tão sortuda, teria que fazer alguns testes genéticos. Mas, creio que tem coisas que é melhor não saber.

7 comentários:

Alfred disse...

Puxa...
:(

Anônimo disse...

E eu pensando que tinha alguma coisa a ver com David Lynch, aquele maluco que criou o filme mais absurdo de todos os tempos: "cidade dos sonhos"

Vai dar tudo certo, mari. Melhor fazer exame todo ano que ser pega de surpresa.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
J disse...

Eu tou na mesma situação...Perdi meu avô (naquele tempo n havia em Portugal testes genéticos), depois surgiu em minha irmã de 19 anos, minha única irmã, partiu com 21. O meu pai e meu tio, os 3 últimos todos em anos.
Bjo Força
Tb faço colonoscopia e endoscopia e análises

J disse...

em dois anos keria dizer

Liba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liba disse...

Olá!
A minha mãe sofre do mesmo sindrome, já desde os seus 37 anos de idade... Já passou alguns maus bocados, como lhe ter sido retirado o colon, mas continua na sua luta, já com 48 anos. Faz exames todos os anos, tem uma alimentação bastante equilibrada... Enfim, coisas tristes da vida.
Eu e a minha irmã também vamos ter que ser acompanhadas, eu já comecei...
Desejo-lhe que tudo lhe corra bem, mas para isso também tem de ter muita força de vontade... Ser forte.